Quais as vantagens de criar um aplicativo para sua empresa?

aplicativo para empresa

O que você vai fazer hoje para aumentar as vendas da sua empresa? Essa certamente não é uma pergunta fácil de responder, mas, ainda assim, tira o sono da maioria dos profissionais da área.

Felizmente, há muitas estratégias que podem ser aplicadas para conseguir resultados melhores, especialmente quando as empresas usam bem a tecnologia.

Uma das tendências entre negócios de todos os tamanhos e setores é investir em formas de envolver os clientes e mantê-los engajados, como os aplicativos, por exemplo.

Mas por que será que tantas empresas têm investido nisso atualmente? Vale mesmo a pena criar um aplicativo para empresa? Veja o que você precisa saber sobre o assunto:

Qual é o cenário de consumo da tecnologia?

É inegável que, nos últimos anos, o mundo todo  —  tendo o Brasil como um dos principais exemplos  —  vem mudando os hábitos de consumo da tecnologia.

Hoje em dia, diferente é não ter um smartphone ou tablet, não saber o que é Whatsapp ou Facebook, até entre as pessoas que não têm tanta familiaridade com tecnologia.

Por conta dessa crescente demanda por soluções digitais, cresceu também a oferta e as empresas começaram a enxergar oportunidades até então reservadas para grupos seletos, como a criação de aplicativos próprios.

Os números são impressionantes e mostram como essa mudança gera impacto também no comportamento de consumo das pessoas.

Segundo pesquisa recente, que avaliou o uso da tecnologia móvel no Brasil:

  • 46% dos usuários de internet realizavam pagamentos por meio de dispositivos móveis;
  • 41% já realizaram pelo menos uma compra de item físico por meio do aparelho móvel;
  • quase 20% das compras em e-commerce eram feitas usando smartphones;
  • 26% dos usuários pediam comida por aplicativos e 20% usavam apps para chamar táxis ou comprar ingressos para eventos.

E, não se engane, esses números continuam crescendo rapidamente. As marcas que percebem o quanto é importante estar presente no mundo digital são as que se mantêm mais relevantes para o público.

Por que vale a pena criar um aplicativo para a sua empresa?

Apesar da tecnologia fazer parte integral da vida do consumidor moderno, é verdade que um aplicativo próprio não é a única opção para alcançar o público no ambiente digital.

Alternativas mais comuns, como ter um site e um blog, talvez pareçam fazer mais sentido para você. Elas realmente são indispensáveis para uma boa estratégia de marketing digital.

Acontece que investir em um site ou blog não impede que você aposte no aplicativo para empresa, já que são canais diferentes, com focos diferentes e resultados igualmente positivos. Essas diferentes soluções se completam e podem trazer melhores resultados quando usadas em conjunto.

Quais as vantagens de contar com um aplicativo para empresa?

Já não resta dúvida de que investir na criação de um aplicativo para empresa vai de acordo com a mudança de comportamento do consumidor e é seguro dizer que essa não é uma tendência passageira.

Mas, de maneira prática, o que você pode esperar em termos de retorno para o seu negócio? Separamos 5 vantagens dos aplicativos para aumentar os lucros e favorecer também o planejamento de longo prazo:

1. Aumenta as vendas diretas e indiretas

Muitas empresas usam os aplicativos próprios como canal de vendas diretas ou indiretas de seus produtos e serviços e isso não passa despercebido aos olhos dos clientes.

Afinal, é mais prático e rápido apenas abrir o aplicativo e realizar a compra do que pesquisar por diferentes ofertas e escolher entre uma delas.

2. Fideliza os clientes

Talvez uma das principais vantagens de oferecer um aplicativo exclusivo para os seus clientes seja a facilidade maior de fidelizá-los, tanto por criar conteúdo de qualidade quanto por oferecer promoções exclusivas.

Especialmente por se tratar de um canal exclusivo de interação entre a sua marca e os clientes, no qual não existe interferência de concorrentes, é possível realizar diversas ações de fidelização.

E sabe qual o resultado de ter clientes fiéis? Novamente, aumento nas vendas. Além disso, os clientes que já têm um relacionamento com a sua empresa tendem a gastar mais em cada compra.

3. Fortalece a marca

Oferecer um aplicativo que vai ajudar a enriquecer a experiência dos clientes e gerar mais valor para eles é exatamente o que as pessoas buscam hoje em dia na hora de decidir o que comprar.

Quando perceberem que se trata de um app de alta qualidade, fácil de navegar e que cumpre com o prometido, os usuários ficarão ainda mais propensos a se engajar com a sua empresa.

Além de comprar, é provável que essas pessoas também recomendem o aplicativo (e a empresa) a outros, gerando novas oportunidades de venda.

4. Serve como canal de comunicação direta

Cada pessoa que baixar o seu aplicativo mostrará disposição para estabelecer uma relação comercial e isso é algo muito valioso para qualquer negócio.

Para que essa relação funcione bem é fundamental que a comunicação seja afinada. É possível dar a oportunidade de os clientes darem sugestões ou fazerem críticas para que suas necessidades sejam melhor atendidas.

Isso vai tornar muito mais fácil realizar melhorias que ajudem a atender o público de maneira mais eficaz e satisfatória.

5. Abre novas possibilidades de negócio

Um benefício que não deve ser ignorado é a possibilidade de encontrar novas oportunidades de negócio por observar como os clientes usam o seu aplicativo.

Pode ser que você perceba espaços ainda inexplorados no mercado do qual faz parte, o que permitirá lançar novos produtos e serviços, criar diferenciais competitivos ou realizar parcerias certeiras com outras empresas.

O avanço da tecnologia acontece em ritmo acelerado e isso afeta também os hábitos e necessidades das pessoas. Contar com um aplicativo próprio pode ajudar a perceber essas mudanças no momento em que acontecem.

Algum tempo atrás, falar em aplicativo para empresa faria sentido apenas para grandes organizações ou negócios digitais. Mas esse cenário mudou e o mercado exige cada vez mais dedicação das empresas para manter os clientes satisfeitos. Os benefícios são claros e investir nisso pode ser o seu diferencial no mercado.

Gostou de saber dos benefícios de se criar um aplicativo para a sua empresa? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Conte para nós, deixe o seu comentário!

Posts relacionados

Como escolher o melhor profissional para fazer o s... Marcar presença na internet é certamente um diferencial para empresas de todos os portes e em qualquer ramo de atuação, não acha? Isso porque, com ...
Como é o processo de criação de um site? Criar um site pode soar como uma tarefa assustadora, especialmente para quem não possui experiência. Se você precisar ir além das funções mais básicas...
Desenvolvimento de sites: qual a importância de te... Quando for criar a página da sua empresa na internet, exija sempre total autonomia sobre ela. O desenvolvimento de sites é uma área com empresas de to...

Comentários

comentários