Marketing Digital e Inbound Marketing: como implementar na minha empresa?

Marketing Digital e Inbound Marketing

Marketing Digital e Inbound Marketing são dois termos cada vez mais ouvidos no meio empresarial e são muito mais do que uma moda passageira: com resultados comprovados, essas estratégias permitem um aumento significativo das vendas com um investimento relativamente baixo.

Normalmente é a responsabilidade do setor de marketing de uma empresa atrair clientes potenciais para a área de vendas, tanto por meio de ações promocionais como por adequações no produto e na oferta. Tanto o Marketing Digital quanto o Inbound Marketing podem ser ferramentas excelentes para essa tarefa.

Neste artigo vamos explicar melhor o que é cada um desses conceitos, quando eles devem ser aplicados na empresa e quais seus principais benefícios. Boa leitura!

O que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital nasceu nos 90, quando a internet comercial ainda engatinhava, como uma tentativa de replicar as técnicas de marketing tradicional na web.

Com o passar dos anos, ele se transformou muito e hoje se consiste nas atividades realizadas no meio digital para atrair novos negócios. Desenvolver uma identidade de marca, aprimorar o relacionamento com consumidores e promover ideias, produtos ou serviços são algumas delas.

O Marketing Digital pode ser enxergado como parte do marketing como um todo, assim como as estratégias offline. Existem muitas vantagens na sua aplicação, sendo que a principal delas está no fato de que o retorno sobre investimento (ROI) é muito maior do que aquele feito em mídias tradicionais.

Isso se deve a diversos fatores. Entre eles, o fato de que as ferramentas e estratégias de Marketing Digital permitem uma mensuração mais clara, facilitando a adaptação de campanhas em tempo real para maximizar os seus resultados.

Além disso, também é mais fácil segmentar campanhas de acordo com o público e fazer com que sua mensagem publicitária alcance apenas as pessoas certas.

Entre as principais estratégias que fazem parte do Marketing Digital estão o SEO, o marketing em redes sociais e, claro, o Inbound Marketing.

O que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma expressão que pode ser traduzida como marketing de atração. A principal diferença em relação a uma estratégia tradicional de marketing é que, em vez de a empresa sair em busca dos clientes, são os consumidores que encontram a marca.

Isso é conquistado por meio de campanhas de conteúdo e técnicas que cuidadosamente engajam o público e fazem com que ele aos poucos conheça a empresa e como ela pode atender suas necessidades.

Apesar de ter nascido como parte do Marketing Digital e ser considerado uma estratégia dele, nada impede que o inbound expanda com ações offline, mas é improvável que estas sejam conduzidas sem nenhuma conexão com o digital.

Quando eles devem ser aplicados na empresa?

O momento para colocar em ação o Marketing Digital ou o Inbound Marketing será definido pelo planejamento de marketing da empresa.

O mais usual é que tanto um quanto o outro comecem a ser utilizados o mais cedo possível. A razão para isso é que o inbound envolve um processo de acompanhamento da jornada do consumidor por várias etapas e a maturação do mercado é melhor quando se tem tempo para trabalhar.

Já o Marketing Digital, como um todo, rende benefícios bem claros para o negócio, pois as suas ferramentas e técnicas vão permitir o acompanhamento dos resultados de suas campanhas e fortalecer o engajamento com o público.

Colocar em ação estratégias de Marketing Digital antecipadamente também é recomendado porque é extremamente escalável. Se nos primeiros momentos de um negócio ele não tem recursos para investir em marketing, a simples estruturação de uma página no Facebook já é uma ação digital valiosa que gera resultados com custos mínimos.

Também é possível fazer campanhas de Facebook Ads e AdWords com investimentos menores que R$ 10 e aumentá-los à medida que os resultados apareçam. O principal gasto em uma campanha simples de Marketing Digital será com o pagamento das pessoas ou empresas especializadas que assumirão essas ações.

Quais os principais benefícios do Marketing Digital e Inbound Marketing?

Existe uma lista longa de benefícios que justificam os investimentos de uma empresa em Marketing Digital e Inbound Marketing. Mas para fins de simplicidade, vamos destacar duas razões principais de cada um deles que podem incentivar a adoção desse tipo de estratégia. Veja:

Mensurabilidade do Marketing Digital

Um dos maiores problemas do marketing tradicional é que medir os resultados de uma campanha é algo complexo, exigindo pesquisas com os consumidores que acabam sendo caras e relativamente imprecisas. No Marketing Digital, tudo pode ser mensurado com exatidão por ferramentas tecnológicas, facilitando a avaliação e aprimoramento das campanhas.

Com os dados coletados, é possível realizar ajustes que vão aumentar a eficácia das ações e consequentemente maximizar o desempenho das campanhas. Em alguns casos, as informações obtidas podem influenciar uma mudança de estratégia, público ou até do próprio produto.

Engajamento do Marketing Digital

As estratégias de Marketing Digital favorecem o engajamento dos consumidores. Com possibilidades de interação facilitadas por redes sociais, por exemplo, são bem maiores as chances de que um potencial consumidor se envolva com a marca e crie um relacionamento com ela.

Isso é bom tanto para encantar potenciais consumidores e transformá-los em leads quanto para fazer com que um comprador satisfeito se torne um promotor da marca, potencializando as suas campanhas.

Atração do Inbound Marketing

O principal benefício do Inbound Marketing é a forma de lidar com o cliente: aqui, ele toma a iniciativa de se aproximar da empresa, o que garante uma eficácia maior das conversões após o primeiro contato, pois os prospects já chegam bem informados e mais decididos pela compra.

Precisão do Inbound Marketing

Com o Inbound Marketing, a empresa não desperdiça seus recursos tentando convencer quem nem sempre é seu perfil de cliente. Com uma precisão maior, o custo é reduzido e a própria satisfação dos consumidores aumenta, pois ele realizará uma compra com mais embasamento.

Isso faz com que o retorno sobre o investimento nesse tipo de estratégia fique ainda maior, pois apenas o consumidor com o perfil certo chegará ao time de vendas.

Conhecer Marketing Digital e Inbound Marketing é uma competência essencial tanto para profissionais que estão se especializando na área como para quem trabalha com vendas, já que essas estratégias podem transformar a jornada de compra do começo ao fim.

E agora que você já sabe como e por que implementar Marketing Digital e Inbound Marketing na sua empresa, que tal aproveitar para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos de desenvolvimento de sites? Esperamos por você!

Posts relacionados

Erros em site: conheça 5 que a sua empresa deve ev... Não é nenhum segredo, uma página bem construída é algo essencial para sua estratégia de marketing digital. Porém, alguns erros no site podem custar ca...
As 7 métricas de marketing digital fundamentais qu... As métricas de marketing digital são ferramentas essenciais. Afinal, elas podem revelar a eficiência das campanhas e auxiliar no direcionamento de uma...
Gerente de Vendas e Marketing: 6 competências dess... Sabemos que, para uma empresa crescer e ter sucesso, seus setores precisam trabalhar de forma harmônica. Contudo, na prática, nem sempre é assim. Não ...

Comentários

comentários