As possibilidades tecnológicas que podem ajudar a rotina da sua empresa

ferramentas

Quer você esteja começando ou expandindo seus negócios, ferramentas tecnológicas são um ingrediente essencial para o sucesso da sua empresa. Afinal, elas são capazes de automatizar processos, simplificar rotinas e ajudarão você a fazer mais com menos.

Quer evidências disso? Uma pesquisa recente, conduzida pela SAP, apontou que, mundialmente, pequenas e médias empresas que abraçaram tecnologias digitais mostram um crescimento muito mais acentuado do que aquelas que não o fizeram.

Aqui estão, portanto, algumas dessas ferramentas tecnológicas que podem potencializar os seus resultados e acelerar o negócio. Pense em como a implementação de cada uma delas poderia mudar suas rotinas atuais.

Website

Um website é muito mais do que uma maneira de divulgar os produtos e serviços que a sua empresa comercializa. Ele pode ser uma ponte para vendê-los na internet, como no caso de um e-commerce, ou se tornar um canal para o atendimento de clientes, servindo como ponto focal para o registro de chamados e a solução de dúvidas comuns.

Além desses benefícios, ter a sua própria página na internet é uma maneira de controlar pelo menos um dos veículos de mídia que divulgam a sua empresa e de simplificar também o trabalho dos seus colaboradores. Afinal, quantas vezes eles não precisam, em reuniões, apresentar o portfólio da sua organização para clientes? Ou, em campo, mostrar as funcionalidades de um produto que não está em mãos?

Um bom website terá vídeos, fotos e textos que servirão de suporte para essa atividade, aumentando as chances de negócios serem fechados.

Sistemas web

Sistemas web são outra ótima ideia de ferramenta a se adotar se a sua empresa quer obter destaque com auxílio da tecnologia. Eles podem ser tão simples quanto um ponto eletrônico online, que registra as horas trabalhadas pelos seus funcionários em cada projeto, ou tão complexos quanto um ERP. O que é relevante é que eles sejam personalizados para as necessidades do seu negócio, reconheçam os gargalos em seus fluxos de trabalho atuais e ofereçam alternativas para saná-los.

Um exemplo de sistema web muito utilizado por empresas é o ERPNext. Trata-se de um sistema integrado de gestão empresarial que simplifica o planejamento de recursos, integrando e automatizando funções como estoque e pagamentos e eliminando redundâncias.

Ferramentas na nuvem

Colaboração em nuvem e ferramentas móveis, juntas, são as ferramentas tecnológicas que permitiram que as empresas atingissem o crescimento e a expansão recordes que vimos no estudo citado no começo deste texto. Isso acontece porque ambas as tecnologias, quando combinadas, reduzem drasticamente o custo de se conduzir um negócio.

Recursos como o Google Drive, por exemplo, aumentam a colaboração, poupam dinheiro e trazem flexibilidade para os ambientes de trabalho. Sob o modelo SaaS (software como serviço), as últimas versões dos aplicativos que o seu negócio utiliza sempre estarão disponíveis, sem a necessidade de pagar nenhuma taxa extra por isso ou arcar com os custos de manutenção que recaem sobre o software tradicional.

A computação em nuvem tem ainda custos variáveis e a sua organização só paga por aquilo que utilizar. E, como seus dados e aplicativos estão disponíveis para seus colaboradores em qualquer lugar do mundo, eles podem trabalhar de qualquer canto e utilizando todo tipo de dispositivo. Isso aumenta a colaboração e a produtividade. Na nuvem, você paga menos e faz mais, podendo escalar a qualquer momento.

Sistemas de gestão de conteúdo

Você deve saber que a maioria das empresas está investindo em marketing de conteúdo, a tática de engajar clientes por meio da criação de e-mails, blogs, artigos e informações sobre os seus produtos. Instalar um sistema de gerenciamento de conteúdo, ou CMS, pode ser uma grande opção para a sua empresa se ela optar por trilhar esse caminho. Para criar e modificar conteúdo digital, não há nada melhor.

Sistemas CMS são fáceis de usar, mesmo que você não seja um especialista em tecnologia, e simplificam o ato de fazer mudanças no seu website, poupando muito tempo para você e sua equipe. Além disso, eles são cheios de recursos de automação, como opções de agendamento, que você pode usar para criar fluxos de trabalho mais simples e menos onerosos.

Aplicativos mobile

Um aplicativo mobile é uma ótima ideia para incluir a tecnologia na rotina do seu negócio. Se, há pouco tempo, ele era alcançável apenas para as grandes empresas, hoje é algo que pode também ser feito pelas PMEs. Essa ferramenta tecnológica possui vários benefícios,internos e externos.

Aplicativos para o público interno têm um objetivo muito simples: transformar suas rotinas de trabalho e deixá-las tão descomplicadas quanto for possível. Para isso, eles utilizam várias estratégias, como, por exemplo, meios de processar pagamentos automaticamente, sistemas inteiros para o envio de e-mail marketing, acesso ao ERP ou CRM utilizados em seu negócio ou sistemas de cobrança automatizados.

Todos esses recursos, quando feitos sob medida para uma organização, tendem a poupar tempo e aumentar o desempenho de seus colaboradores.

Já aplicativos voltados ao público externo conectam a sua marca aos consumidores e também têm o papel de facilitar processos internos como vendas e o atendimento a chamados de suporte. Eles aumentam a visibilidade da sua marca e a tornam disponível para o cliente 24h por dia, sendo também uma ótima forma de fazer marketing direto e eficiente e entregar valor para o consumidor.

Mas, acima de tudo, apps empresariais são uma oportunidade única de transformar processos que são problemáticos no momento, como encomendar um produto fora do catálogo, em algo simples e que pode ser feito com alguns cliques.

Ter um site é uma boa maneira de começar, e uma oportunidade de atrair novos consumidores e chamá-los para baixar o seu aplicativo. Mas, depois disso, é por meio do segundo que boa parte das interações do consumidor com o negócio acontecerão. Conforme você constrói a fidelização, expande seu alcance e entrega uma experiência de consumo personalizada, seu negócio cresce e se consolida sob os olhos do cliente.

Implementar ferramentas tecnológicas só é a medida certa para o sucesso quando a sua empresa tem com quem contar. Um bom parceiro, capaz de guiá-la ao longo do processo e simplificar a transição é fundamental. O Studio Silvertree é especialista nisso. Fale com um de nossos consultores agora mesmo!

Comentários

comentários