6 dicas para a sua empresa aumentar as vendas na internet

aumentar as vendas na internet

Ter um site, um e-commerce, uma página no Facebook ou um perfil no Instagram é importante. Mas de nada adianta ter toda essa presença online sem resultados, concorda?

O que importa para o negócio é perceber o retorno em vendas, clientes e faturamento. Por isso, o marketing digital não pode se limitar a um site abandonado na web ou um post esporádico na rede social. Ele precisa ser eficiente e focado em gerar resultados.

De olho nesse desafio que toda empresa enfrenta atualmente, trouxemos algumas dicas básicas, mas essenciais, para você aumentar as vendas na internet. Confira agora:

1. Pesquise sobre o seu público

Nem sempre sobra tempo no dia a dia para fazer pesquisas aprofundadas. Mas certamente vale a pena parar um pouquinho e buscar informações sobre os clientes da sua empresa. Seu sucesso depende deles, então o primeiro passo é conhecê-los para poder atendê-los de acordo.

Será que o seu site está direcionado para o público correto? A linguagem que você usa nas redes sociais está adequada ao consumidor? Os conteúdos que você publica interessam a ele? Quais necessidades e expectativas do cliente estão sendo atendidas pela sua empresa?

Para responder a essas perguntas, você pode observar as ações dos clientes, fazer entrevistas com eles ou enviar questionários. Além de entender o comportamento de compra, você também pode saber quais redes e sites eles mais acessam na web. Assim, sua empresa encontrará a abordagem e os locais certos para se comunicar com eles.

2. Otimize o site com estratégias de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de pesquisa. Na prática, é um conjunto de estratégias que envolvem um site, com o objetivo de posicioná-lo nas primeiras posições dos buscadores, como Google e Bing.

Mas por que isso é relevante para aumentar as vendas na internet? Os primeiros lugares dos resultados são os links mais visualizados e clicados da busca. Isso significa que, se o seu site estiver lá, sua empresa será mais facilmente encontrada pelo público.

Sabe o que é melhor? O seu site aparece para o usuário exatamente no momento em que ele está pesquisando por uma solução que você oferece. Esse é a hora certa para mostrar que a sua empresa é capaz de solucionar a dúvida ou necessidade dele. Mesmo que o cliente ainda não esteja pronto para comprar, ao menos você terá a confiança dele para o futuro.

3. Trabalhe com Marketing de Conteúdo

Como conquistar atenção para a sua marca em uma época cheia de opções, estímulos e informações? Hoje, o desafio das empresas é criar conteúdos que atraiam o interesse do consumidor e sejam úteis para ele, seja para entreter, seja para atender uma necessidade.

É por isso que o Marketing de Conteúdo ganha força atualmente. Com essa estratégia, sua marca oferece conteúdos relevantes para o público, que percebe o seu valor. Essa percepção positiva, então, tende a se transformar em engajamento e oportunidades de negócio para a sua empresa.

O blog é a principal ferramenta do Marketing de Conteúdo. Lá, você pode desenvolver os assuntos, educar sua audiência, demonstrar sua autoridade e, principalmente, induzir os visitantes a uma tomada de ação para convertê-los em leads ou clientes.

4. Invista em links patrocinados

Marketing de Conteúdo e SEO são estratégias orgânicas. Em outras palavras, você não precisa investir em mídia para oferecer conteúdos ao público e para o seu site ser encontrado na busca. Porém, essas soluções geralmente trazem retorno em médio ou longo prazo, e o alcance não é tão preciso.

Portanto, você pode sentir necessidade de ter uma estratégia mais rápida e certeira para aumentar as vendas na internet. Para isso, use os links patrocinados, que são os resultados pagos dos buscadores. Para aparecer lá, o anunciante cria um anúncio e paga ao Google cada vez que o usuário clicar nele.

Apesar de serem pagos, os links patrocinados oferecem um ótimo custo-benefício. Existem diversas vantagens: criar uma segmentação precisa de público-alvo, alcançar resultados imediatos, obter dados detalhados de performance e ter controle sobre toda a campanha.

5. Transmita confiança pelo site

O site é seu principal canal na internet, pois todos os outros direcionam para ele. Lá, você apresenta o seu negócio, os valores da empresa, os produtos e os seus benefícios. O objetivo é mostrar que o cliente pode confiar na empresa para comprar.

Porém, no meio digital, o cliente não pode visitar o negócio e conversar com o gerente como numa loja física. Por isso, o desenvolvimento do site precisa apresentar outros recursos para despertar a confiança do usuário, fator essencial para aumentar as vendas na internet.

Um layout agradável e funcional é o primeiro passo: se o visitante se sentir perdido ou clicar em botões que não funcionam, por exemplo, logo desiste e fecha o navegador. Outro recurso importante são os canais de atendimento: se ele souber onde resolver sua dúvida e, principalmente, for bem atendido, você ganha um voto de confiança.

6. Crie relacionamento com os clientes

Além de ganhar a atenção do consumidor, outro desafio das marcas é mantê-lo próximo da empresa. Afinal, com tantas opções à disposição, é muito fácil transitar entre uma e outra. Qual é o segredo, então, para que o cliente não migre para o concorrente?

Tenha foco no relacionamento. Se você pensar apenas em vender, o potencial cliente se afasta, pois ele pode não estar pronto para comprar. Em vez disso, nutra o relacionamento até que ele esteja no momento certo para tomar a decisão — e, assim, escolha o seu produto.

Dessa forma, você não se posiciona mais como um mero vendedor. Com uma relação via blog, redes sociais ou e-mail, cria-se uma conexão emocional entre marca e consumidor, que é muito mais forte do que a relação comercial pura. Esse laço, então, se transforma em fidelização de clientes e recomendações para a sua empresa.

Gostou de ler essas dicas? Aproveite-as para potencializar a sua presença online. A internet oferece muitos canais e oportunidades, mas cuide para não se perder nas possibilidades do marketing digital. Você precisa sempre focar no seu público e nos objetivos do negócio para acertar o caminho e chegar aos resultados.

Quer saber outras formas de aumentar as vendas na internet? Assine nossa newsletter para receber as novidades por e-mail e não perder nenhuma dica!

Comentários

comentários